‘Pereio, grande amor da minha vida’: Cissa Guimarães posta homenagem ao ex-marido
Ator morreu neste domingo (12), no Rio, aos 83 anos. A informação foi confirmada pelo hospital onde ele estava internado. Imagem de arquivo mostra o ator Paulo César Pereiro, morto neste domingo (12) aos 83 anos, em 2007
JF Diorio/Estadão Conteúdo
O ator Paulo César Pereio morreu na tarde deste domingo (12), no Rio de Janeiro, aos 83 anos. O ator estava em tratamento de uma doença hepática avançada.
Pereio nasceu em Alegrete, no Rio Grande do Sul, em 19 de outubro de 1940. Tem trabalhos marcantes na TV, teatro e no cinema.
Atuou em mais de 60 filmes e com cineastas importantes como Glauber Rocha, Hector Babenco, Arnaldo Jabor, Hugo Carvana e Ruy Guerra.
Veja o que escreveram artistas e personalidades sobre a morte de Pereio.
Cissa Guimarães, atriz, apresentadora e ex-mulher
Cissa Guimarães presta homenagem a Paulo César Pereio, com quem foi casada
A apresentadora Cissa Guimarães, ex-esposa de Pereio, fez um post nas redes sociais no início da noite. Ao fim do texto, ela marcou as contas de Thomaz Velho e João Velho, filhos dos dois.
"Pereio, grande amor da minha vida, te sinto e te tenho nos nossos 'sucedâneos', Thomaz e João, que você pediu tanto para mim! Te agradeço, meu amor, por tanto aprendizado e amor. Eu era uma menina, e você me mostrou o mundo e o amor pelo nosso ofício! Fizemos filhos e história meu amor, e agora temos nossos netos lindos para continuar nosso amor, que será sempre eterno!"
"Brilhe, como sempre, nos palcos e telas do céu para que todos nós sejamos abençoados pelo seu talento, sua verdade e sua coragem! Te amo e te reverencio imenso! Obrigada pelos nossos sagrados filhos, obrigada, obrigada, obrigada! Vai na luz meu companheiro, com todo meu amor! Salve Paulo César Peréio!!!!!"
Cissa Guimarães postou homenagem ao Pereio, seu ex-marido
Reprodução/Instagram
João Velho, ator e filho
“Morre com ele um pouco da história do cinema, da nossa cultura. Ao mesmo tempo que é um dia de tristeza, também é de celebração, pois o meu pai sempre viveu a vida com muita intensidade."
Os atores João Velho e Paulo César Pereio
Reprodução/ Instagram/ @joaovelhaco
Ator Paulo César Pereio morre aos 83 anos no Rio
Zezé Motta
A atriz Zezé Motta afirmou que o cinema brasileiro perdeu um de seus ícones e mandou condolências à família.
"Perdemos um ícone do nosso cinema. Descansa meu amado Pereio. Quantos trabalhos icônicos e marcantes na TV, teatro e no cinema. Paulo César Pereio era residente no Retiro dos Artistas. Foi muito bem cuidado e amado. Já deixa saudades. O meu abraço na família @cissa_guimaraes, força! #rippaulocesarpereio", disse Zezé, em uma rede social.
Stepan Nercessian
O ator Stepan Nercessian, que trabalhava em uma peça quando ficou sabendo da morte, divulgou um vídeo e prestou homenagem ao amigo. Assista abaixo:
" A morte não é do feitio dele": Stepan Nercessian se despede de Paulo César Pereio
Fafá de Belém
"Pereio morreu! Meu amigo querido. A irreverência, a inteligência, o humor cáustico, o ator fabuloso, o amigo… PQP, como ta ficando difícil… Vá na luz, meu amigo"
Tuca Andrada
"E o grande Pereio ( Paulo César Pereio) nos deixou… Meus sentimentos a família e amigos. Grande Ator 👏👏👏👏👏👏👏👏"
Lúcia Veríssimo
"Um gênio e como todo gênio um louco, louco pelo teatro, louco pela arte, pela liberdade, aprendi muito com Pereio quando ele chegava na nossa coxia para apanhar a Cissa enquanto estávamos em cartaz juntas. Ele ensinava tudo sobre tudo que se referia a teatro. Tenho histórias engraçadíssimas que vivi com ele e também das muitas histórias que ouvi de tanta gente que conta as irreverências desses libertário. Um ícone do nosso cinema, Isso sem falar na voz única em intonação, corpo e projeção. A voz mais linda da locução brasileira. Você não deve ter aguentado ver seu RGS acabado né, gaúcho? Meus mais sinceros sentimentos a você, minha amiga @cissaguimaraes , meu eterno noivo @joaovelhaco e meu querido @thomazvelho.art muitos bjs em vocês."
Paulinho Serra
"Grande peréio! A última vez que o vi foi no retiro dos artistas. Pais de dois caras fodas! Que eu gosto muito e já contracenamos!! Morre um pouco o cinema nacional. Descance em paz."
Ivan Valente
O deputado federal Ivan Valente escreveu: "Lamento a morte de Paulo César Pereio, aos 83 anos. O cinema nacional perde um de seus ícones."