Israelenses na Cisjordânia bloqueiam comboio de ajuda humanitária para a Faixa de Gaza
Manifestantes israelenses impediram que um comboio com caminhões carregados com itens de ajuda humanitária prosseguisse viagem para a Faixa de Gaza nesta segunda-feira (13).
Segundo os advogados dos manifestantes, quatro pessoas, um deles um menor, foram presas no local, um ponto de passagem em Hebron, na Cisjordânia.
Vídeos que circulam nas redes sociais mostram os manifestantes jogando os itens no chão. Uma parte dos produtos ficou espalhada pela estrada.
O grupo que organizou o protesto afirmou que Israel não pode "oferecer presentes” ao grupo terrorista Hamas porque dessa forma os palestinos não vão libertar os reféns que ainda estão em cativeiro na Faixa de Gaza.
O vídeo foi verificado pela agência de notícias Reuters, que identificou o local que aparece nas imagens como sendo o ponto de passagem em Hebron.
Na semana passada, quatro foram presos no sul de Israel em uma manifestação semelhante –ou seja, pessoas contra a entrega de itens de ajuda humanitária em áreas controladas pelo grupo terrorista Hamas.
A guerra entre Israel e o grupo Hamas começou em 7 de outubro de 2023, quando o Hamas atacou o território israelense, matou 1.200 pessoas e sequestrou cerca de 250 –acredita-se que hoje ainda restam cerca de 130 reféns israelenses na Faixa de Gaza. Segundo as autoridades de Saúde de Gaza, controladas pelo Hamas, quase 35 mil palestinos morreram na guerra.