Melinda French Gates decide deixar a Fundação Gates
Bilionária anunciou nesta segunda-feira que renunciará ao cargo em junho deste ano. Ela é copresidente da entidade filantrópica que fundou ao lado Bill Gates, com quem foi casada por 27 anos. Eles se divorciaram em maio de 2021. Melinda French Gates durante discurso em Paris, na França, em 22 de junho de 2023.
Ludovic Marin/Pool via Reuters/Arquivo
A bilionária Melinda French Gates anunciou nesta segunda-feira (13) que irá renunciar ao cargo de copresidente da Fundação Bill e Melinda Gates, uma das maiores entidades de caridade privada do mundo.
Em uma publicação na rede social X, a ex-esposa do cofundador da Microsoft Bill Gates afirmou que a decisão foi tomada após uma "reflexão cuidadosa" sobre o assunto.
"Estou imensamente orgulhosa da fundação que Bill e eu construímos juntos e do trabalho extraordinário que está sendo feito sobre as desigualdades em todo o mundo", escreveu Melinda.
A bilionária também informou que, ao sair da fundação, ela terá um adicional de US$ 12,5 bilhões para dedicar ao seu trabalho "em prol das mulheres e das famílias". A cifra, segundo Melinda, consta no acordo feito com Bill Gates.
A saída de Melinda da fundação é anunciada três anos após seu divórcio com Bill. Eles foram casados por 27 anos e se separaram em maio 2021. Na ocasião, no entanto, prometeram continuar o trabalho filantrópico juntos.
Os Gates anunciaram em 2021 que chegaram a um acordo sobre como dividir seus bens matrimoniais, mas nenhum detalhe desse acordo foi divulgado na decisão final apresentada em tribunal.
Reportagem em atualização.