A legislação agora segue para o Senado americano, de maioria democrata, que aprovou uma medida semelhante há mais de dois meses. O Capitólio dos Estados Unidos, prédio que abriga a Câmara dos Representantes do país.
DREW ANGERER / AFP
A Câmara dos Representantes dos Estados Unidos aprovou neste sábado (20), com amplo apoio bipartidário, um pacote legislativo de US$ 95 bilhões (ou quase 500 bilhões de reais) fornecendo assistência de segurança para Ucrânia, Israel e Taiwan.
A legislação agora segue para o Senado americano, de maioria democrata, onde uma primeira votação pode acontecer na próxima terça-feira (23).
Um grupo de uma dúzia de legisladores democratas acenou com pequenas bandeiras ucranianas quando ficou claro que esse elemento do pacote estava a caminho da aprovação.
O pacote de projetos de lei também inclui fundos para Israel, assistência de segurança para aliados de Taiwan e uma medida que inclui sanções e ameaças de proibição do aplicativo TikTok, de propriedade chinesa.
"A comunidade internacional está observando o que o Congresso faz," disse a Casa Branca em um comunicado na última sexta-feira (19), antes da aprovação do pacote.
"A aprovação desta legislação enviaria uma mensagem poderosa sobre a força da liderança americana em um momento crucial. A administração insta ambas as câmaras do Congresso a enviarem rapidamente este pacote de financiamento suplementar para a mesa do presidente [do Senado]", completou o texto.
Neste sábado, o presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskiy, agradeceu à Câmara dos EUA pela aprovação do projeto de ajuda ao seu país.
“Sou grato à Câmara dos Representantes dos Estados Unidos, a ambos os partidos e pessoalmente ao presidente [da Câmara] Mike Johnson pela decisão que mantém a história no caminho certo”, escreveu Zelenskiy no X (o antigo Twitter).
LEIA TAMBÉM:
Como ataque do Irã a Israel foi visto pelos iranianos
O QUE VEM POR AÍ: Israel quer responder ataque, Irã vê assunto encerrado e comunidade internacional tenta evitar escalada do conflito
EUA, FRANÇA, REINO UNIDO: Saiba quem ajudou Israel e por quê